quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Conto de fadas moderno

Quantas vezes já não ouvimos a famosa frase inicial "Era uma vez..."? E por consequência já sabíamos que a história teria um final feliz, mas mesmo assim teimávamos em ler ela. O mal sempre perdia pois não possui espaço no mundo das fadas. Tudo acaba na melhor das situações possíveis. Os contos mais citados na atualidade são os que possuem um romance entre príncipes e princesas. Normalmente essas estão em perigo e aqueles irão salvá-las. Por coincidência, após a missão de resgate ambos descobrem que são o complemento, a alma gêmea um do outro. Em alguns há a presença de um vilão que por sua vez também deseja a mão da princesa aprisionada.
Nos dias de hoje essa situação não sofre muitas alterações. A mocinha tão desejada ainda existe mas novos obtáculos são impostos ao príncipe moderno. O número de vilões em busca da princesa aumenta. Porém, a influência do pai não é tao importante; cabe à mãe a função exercida anteriormente por esse. A princesa não é apenas uma, quero dizer, apenas de um mesmo gênero. Há aquelas apaixonadas e românticas quem sonham encontrar o "príncipe" perfeito; aquelas que gostam de todos, ou talvez nem gostem, apenas querem satisfazer uma vontade momentânea; e ainda existem aquelas que fazem a cabeça dos "príncipes", não deixando que esses briguem, terminem ou parem de amá-las. Entrentanto, o príncipe não é nenhum santo na história. Muitos deseja apenas "ficar" com a princesa; não gostam de ficar parados na mesma, namorando. Esses gostam é baderna, da azaração. Mas há aqueles que amam realmente e são esses que mais se dão mal. Eles escrevem poemas, cartas e até textos sobre a amada, mas essa não corresponde, ou se corresponde, age falsamente. Ele deposita todas as esperanças sobre a doce mulher mas algum dia irá descobrir que ela não era o que pensava.
O conto de fadas moderno talvez nem possa ser considerado um conto como o descrito inicialmente. Muitas vezes ele não possui um final feliz e as vezes nem o começo. Mas não é por isso que iremos considerá-lo algo ruim. Ele pode ser maléfico para o coração da pessoa magoada ou traída, mas certamente irá fortalecer ela. Não irá deixar que ela se engane novamente diante do mesmo fato vivenciado. Se você que está lendo já viveu ou vive uma história dessa, relaxe. Acalme-se. Tudo vai dar certo. Sempre dá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário